Quando:

Data: 25 e 26 de novembro de 2024

Horário: das 9h às 20h

Credenciamento: a partir das 8h30

Onde:

Campus Gragoatá - Prédio Novo IACS

INSCREVA-SE

IMPORTANTE: a inscrição estará sujeita à lotação do espaço

Programação

25/11/2024

  • 08:30 - Credenciamento - Local: J.05 - Sala de reuniões - Térreo
  • 09:00 - Abertura - Local: J10 – Auditório PPG’s - Térreo
  • Mesa Institucional e boas vindas:
    Profª Drª Flávia Clemente (Diretora do IACS)
    Prof Dr Adilson Cabral (Coordenador de Pós)
    Prof Dr Rômulo Corrêa (Chefe de Departamento)
    Prof Dr Eduardo Murad (Coordenador do Curso de Publicidade)
    Mesa de abertura: Um salve do Núcleo Laccops:
    Profª Drª Patrícia Saldanha (Coordenadora Geral)
    Prof Dr Pablo Nabarreti (Coordenador Pedagógico)
    Prof Dr Rômulo Corrêa (Coordenador de Imagem)
    Profª Drª Tatiane Mendes (Coordenadora de Jornalismo)
    Profª Drª Andréa Hecksher (Coordenadora de Direção de Arte)
    Profª Ms. Letycia Nascimento (Representação Discente)
  • 10:00 - Mini Cursos com belisquete
  • I - Como entrevistar o Chat GPT. (Local: J7- sala A - Térreo)
    Profª Drª Simone Evangelista e Prof. Ms. Renato Furtado
    Aprenda desde a formulação de perguntas até a interpretação das respostas geradas pela ferramenta de I.A., , com foco em maximizar a utilidade das interações para diversas finalidades.
    II - Como fazer projetos para concorrer a editais de cultura. (Local: J7- sala B – 2º piso)
    Profª Drª Priscila Seixas da Costa (Presidente do Instituto Burburinho)
    Este curso compartilhará Elaboração de Projetos Culturais para Editais e Leis de Incentivo: fomento indireto e direto através de editais culturais, com ênfase na Lei Aldir Blanc.
  • 12:00 - 13:30 - Almoço
  • 13:30 - Mesa 1: Financiamento para projetos de Publicidade Social Comunitária e Culturais.(Local: J10 – Auditório PPG’s -Térreo)
  • 15:30 - Fala da Profª Drª Patrícia Saldanha - Local: J10 – Auditório PPG’s - Térreo
  • 16:00 - 16:00 - Rodas de conversa - Simultâneas com o café
  • RODA 1: Publicidade Social de Causa- Nas Margens do Algoritmo: a Voz dos Trabalhadores por aplicativo e a precarização do trabalho (Local:J7- sala A - Térreo)
    RODA 2: Publicidade Social Comunitária - A força do lugar e o desenvolvimento comunitário: o efeito positivo das iniciativas responsáveis (Local: J7- sala B – 2º piso)
  • 18:30 - Exibição do documentário: "A Casa Caiu: midiatização da fé e comunicação escandalosa" (Local: J10 – Auditório PPG’s)

26/11/2024

  • 08:30 - Credenciamento - (J.05 - Sala de reuniões)
  • 09:00 - Mini Cursos com belisquete
  • III – Desvendando a Organização de Eventos Acadêmicos (J7- sala A)
    Profª Ms. Letycia Nascimento
    Aprenda a planejar e executar eventos acadêmicos compreendendo: etapas a seguir, formulação de lista de prioridades e compreender estratégias para otimizar recursos e impactos na prestação de contas.
    IV - Fotografia móvel para redes sociais: com celular e criatividade (Local: J7- sala B – 2º piso)
    Prof. Ms. Jader Lúcio S. Jr.
    Aprenda técnicas simples e práticas para tirar fotos criativas, profissionais e atrativas com o celular, explorando truques de composição e edição para criar imagens que chamam a atenção e transmitem sua mensagem.
  • 11:00 - Mesa 2: Parceiros Institucionais do Laccops: 10 anos de construção de história e memória(J10 – Auditório PPG’s)
  • 12:30 - Intervalo para o Almoço
  • 14:00 – MESA 3: Mesa Internacional
  • Conexões internacionais para projetos coletivos de Publicidade Social: perspectivas para os próximos anos.
  • 16:00 - RODAS de CONVERSA simultâneas com café
  • RODA 3: Publicidade Afirmativa em Ação: proposições de Comunicação Comunitária eficazes X narrativas estratégicas do Mercado. (Local: J7- sala A - Térreo)
    RODA 4: Publicidade Social Transversal: A articulação entre a Universidade Pública, a Sociedade Civil e o financiamento de Projetos. (Local: J7- sala B – 2º piso)
    RODA 5: Publicidade Social de Interesse Público: Você Não Vê, A Gente Sente: Doenças Raras, Políticas Públicas e Inclusão Social (Local: J10 – Auditório PPG’s -Térreo)
  • 18:00 - Lançamento da Plataforma Saúdes Raras! Uma ambiência democrática, popular e gratuita no combate à desinformação sobre Doenças Raras(Local: J10 – Auditório PPG’s)
  • Encerramento com Show de Talentos e comes e bebes

Palestrantes

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC, onde também é coordenador desde 2024). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq - nível 2 (2021-2024) e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2022-2025). Coordenador do grupo de pesquisa EMERGE - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência.

Psicóloga, vice-presidente da ABA - Associação Brasileira Addisoniana, co-fundadora da Equipe Raras e ex-conselheira estadual de saúde. Membro colaborador da frente parlamentar da ALERJ em atenção às pessoas com doenças raras, além de membro colaborador da frente parlamentar da pessoa com deficiência e doenças raras de Nova Friburgo.

Graduação em gestão ambiental, fundadora do Instituto Impacto das Cores que atua no Morro da Providência com projeto de Arte-educação que envolve educação ambiental e educação antirracista.

Doutoranda em Comunicação Audiovisual, Publicidade e Relações Públicas e licenciada em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid. Desde 2014 ela é pesquisadora do Centro de Apoio à Pesquisa da Criação Audiovisual para Pesquisa e Ensino da Universidade Complutense de Madri.

Ciências Biológicas, mestre em Histologia e Morfologia pela UERJ e pessoa com narcolepsia. É fundadora e presidente da Associação Brasileira de Narcolepsia e Hipersonia Idiopática - ABRANHI, grupo formado por pessoas com diagnóstico de Narcolepsia e Hipersonia Idiopática, a fim de apoiar pacientes e seus familiares.

Doutora em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC e Mestre em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC. Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UFRJ. Docente do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, Coordenadora de Direção de Arte do LACCOPS.

Idealizadora do Coletivo "Elas por elas Providência", atua na busca por melhores condições de trabalho, direitos e reconhecimento do trabalho das mulheres camelôs e entregadoras de aplicativos. É coordenadora nacional e estadual do Movimento Trabalhadores Sem Direitos, que visa a luta das trabalhadoras nas plataformas, e é Coordenadora do Diamantes da Favela, projeto voltado para a educação popular e direito das crianças e adolescentes. Carol é defensora dos Direitos Humanos e promotora da saúde.

Doutora em Neurologia pela UFF, Christianne atua no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE - UERJ) e é membro do Comitê de Direitos Humanos das Pessoas com Doenças Raras do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, ela integra o grupo de pesquisadores da UERJ em Doenças Raras e é a investigadora principal do Projeto “Pesquisa genética em Doenças Raras - Narcolepsia”

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. É Diretor da Escola de Comunicação da UFRJ e Professor adjunto na mesma instituição. Cristiano é Coordenador e pesquisador do LECC - Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária e, atualmente, se dedica a pesquisas sobre formas de pertencimento e autogestão de comunidades-terreiro de Candomblé, como organizações de quilombos urbanos.

Doutoranda em Comunicação Audiovisual, Publicidade e Relações Públicas e licenciada em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madrid. Desde 2014 ela é pesquisadora do Centro de Apoio à Pesquisa da Criação Audiovisual para Pesquisa e Ensino da Universidade Complutense de Madri.

Doutor em Comunicação pela USP, Coordenador da Graduação de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFF. Há 24 anos trabalha com desenvolvimento territorial, empreendedorismo e liderança.É facilitador e mediador online, storyteller e consultor de comunicação e marketing.

Fatinha é sapatão, indígena de favela, cineclubista, fotógrafa popular e atuante na defesa de Direitos Humanos.

Diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense e Professora do departamento de Comunicação Social. Doutora em Linguística pela UFRJ, Flávia lidera o grupo de pesquisa em Comunicação Institucional e suas Interfaces, além de coordenar o projeto de extensão “Observatório das Fontes de Informação Pública”.

Doutoranda e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, pela UFRJ, Flávia possui especialização Lato Sensu em Comunicação e Gestão Empresarial e em Gestão e Responsabilidade Social pela PUC-Minas. Possui mais de 20 anos de atuação como executiva em grandes empresas e no terceiro setor, com experiência em investimento social, projetos culturais e sociais, patrocínios e leis de incentivo.

Professor de Ciência da Computação na Universidade Fluminense, Flávio também integra o corpo docente do PGC/UFF, onde coordena o Midiacom, laboratório com ênfase nas áreas de Inteligência Artificial e Sistemas de Computação. Possui doutorado em Computação e mestrado em Engenharia de Telecomunicações pela UFF. É coordenador do projeto de extensão “Fábrica de Software e Tecnologia para a Saúde”

Além de Coordenadora Administrativa e Gestora Pública, Gabriele é Presidente da Associação de Apoio aos Cuidadores e Pessoas com Doenças Raras, que atua em causas de caráter social em defesa dos direitos das pessoas com doenças raras. Também é membro da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ, membro da ARAR - Aliança Rara Rio e Coordenadora da Equipe Raras.

Professor associado da UFF no Departamento de Comunicação Social e Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Co-líder do Grupo de Pesquisa "ReC: Retórica do Consumo", Guilherme é, atualmente, vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Publicidade (ABP2). Sua atuação tem enfoque nas temáticas de filosofia, semiótica, teorias da linguagem, análise do discurso e linguagem publicitária. Antifascista e antiprodutivista.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFF; Duas vezes ganhador do prêmio nacional Expocom; Experiência em produção audiovisual e fotografia; Protestante, com interesse de pesquisa na relação comunicação e igreja protestante.

Cria do Morro da Providência, artista da dança, educador, mestre pela UFF) e doutor em Comunicação Social pela UERJ. Atuou em instituições como IPP/ONU- Habitat, Redes da Maré, GRES Portela, CIEDS, IDEBRA, Globo Firjan e Museu de Arte do Rio, gerenciando programas de educação, dança e desenvolvimento social. Autor de Vem Ni Mim Que Eu Sou Passinho, é fundador do Bonde do Jack, da Galeria Providência e Coordenador do Pré-Vestibular Marielle Franco.

Natural de Cachoeira de Macacu, Isaías é escultor e oleiro há mais de 30 anos, ocupando, atualmente, a posição de vice-presidente da Associação Barro & Arte. Durante sua carreira, conquistou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em 2014, e já produziu peças para cenários de novelas brasileiras. Ele também atua como Professor de cerâmica na Escola de Artes e Ofícios Washington José Luiz Costa, em Itaboraí/RJ.

Nascido e criado em Caravelas (BA), Jaco é ativista, produtor cultural e cineasta. Com uma trajetória artística de mais de três décadas, desenvolve um trabalho comunitário que articula a luta antirracista, a defesa do meio ambiente e a arte. Ele já ocupou o cargo de Secretário Municipal de Cultura em Caravelas, além de acumular experiências na delegação de conferências e como palestrante em eventos nacionais.

Professor do Departamento de Comunicação Social da UFF, Jader é Doutorando e Mestre em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Especialista em Pedagogia Educacional e membro do grupo de pesquisa "educ@midia.com". Editor, roteirista e produtor do projeto “Saber Comum - Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ”, exibido pela TV Alerj. Possui experiência em educação transmídia e nas relações de influência na educação por meio de mídias sociais.

Professor adjunto da Faculdade de Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora e docente do PPGCom da UFJF. Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, Mestre e Bacharel pela mesma instituição. É coordenador do GT de Comunicação e Cidadania da Compós e pesquisador do grupo de pesquisa “Comunicação, Identidade e Cidadania” (UFJF) e do “Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária” (LECC/UFRJ).

Pesquisador Bolsista no IBICT, Vice-Líder do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais e Professor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação (ECMI) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Doutor em Ciência da Informação no PPGCI/IBICT/UFRJ, Mestre em Administração pelo IBMEC/RJ. É Especialista em Desenvolvimento de Sistemas de Informação.

Professor Associado IV do Curso de Comunicação Social da UFRN. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia e da gestão do Núcleo de Relações Institucionais e Internacionais e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN).Atual coordenador do GT Comunicação e Cidadania da Compós (2024-26). Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva - LAPECCOS/UFRN e é membro fundador do INPECC - Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária.

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFF, jornalista e coordenadora adjunta do grupo de pesquisa “Mídias, Redes e Jovens”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano. Doutora pela UFF e Mestre pela PUC-Rio, com ambas as formações em Comunicação. Coordenadora dos projetos de extensão “Controversas UFF/Prêmio Controversas de Jornalismo” e “Mídias, Redes e Jovens em Conexão”.

Doutora em Psicologia Social pela UERJ, Letícia integra o Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da FIOCRUZ, nas áreas de pesquisa e ensino. Vice-coordenadora do GT "Modos de vida e Trabalho", vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, além de compor o Grupo de “Pesquisa e intervenção em atividade de trabalho, saúde e relações de gênero”. Participa da coordenação da pesquisa "Saúde e direitos dos trabalhadores em tempos de plataformas digitais: um olhar sobre a atividade".

Jornalista (UFRRJ), mestre e doutoranda em Mídia e Cotidiano (UFF), é bolsista CAPES de nível doutoral e foi pesquisadora visitante na Universidade de Westminster (UK) no segundo semestre de 2024. Desde 2020, é Coordenadora de Mídias Sociais e membro do LACCOPS. Pesquisa decolonialidade, intelectualidade e influência digital em prol da revolução ecossocialista. Autora do livro “Etnocomunicação Indígena como Prática de Liberdade Decolonialista e Ancestral” (Appris). Sua visão reflete a juventude negra, latino-americana e periférica do Rio de Janeiro.

Formada em Publicidade e Propaganda pela na Universidade Federal Fluminense, foi bolsista responsável pela produção audiovisual da TV Bandejão, foi monitora, designer e editora audiovisual no projeto Oficina de Introdução à Cadeia Audiovisual na Bem TV (2021) e vencedora do Prêmio Expocom Regional e Prêmio Expocom Nacional 2024 com o documentário: A Casa Caiu: midiatização da fé e comunicação escandalosa.

Fotógrafa e filmmaker, Milene é estudante de Publicidade e Propaganda na UFF e estagiária de design. Ela já produziu dois curtas-metragens e realizou um documentário fotográfico para a Lei Aldir Blanc, com foco em capturar histórias e emoções através das imagens. Ela também participou do projeto "Mar das Marisqueiras", uma iniciativa que busca apoiar o trabalho feminino na atividade da pesca artesanal de marisco em duas comunidades de Niterói, Jurujuba e Boa Viagem.

Profª. Drª. Nathasha Fernando pesquisa em torno das formas de ativismo digital na Itália, transnacionalismo, teoria feminista, teoria de afetos, estudos da diáspora, podcasting e teorias de pertencimento político. Na Universidade de Westminster, é líder do mestrado em Digital Media: Storytelling e Produção e Vice líder dos cursos de mestrado em Mídia Social e Comunicação Digital, e Diversidade e Mídia.

Professor do Departamento de Comunicação Social e do PPGMC/UFF. Foi Visitant researcher na Universidade de Westminster em 2024, com bolsa do CNPq, e é Doutor em Ciências da Comunicação ela ECA/USP. Fez Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo PACC/UFRJ e é Coordenador pedagógico do LACCOPS. É autor do livro "Marcha Dialética do MST: Formação e comunicação política entre campo e cidade", finalista do Prêmio Jabuti 2022. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

Doutor em Comunicação e Estudos Culturais, Decano do curso de Comunicação e Documentação e atua na Área de Comunicação Audiovisual e Publicidade na Universidade de Múrcia (Espanha), diretor do Grupo de Pesquisa TRENDENLAB (UMU), membro dos Grupos de Tecnologia, Arte, Documentação; de Comunicação (EUA); e Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo (USP).

Doutora pelo programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Ciência da Arte e bacharel em Produção Cultural pela mesma instituição. Especialista em Estratégia de Mídias Sociais pela Faculdade Tecnológica Senac Rio. Presidente e gestora da Burburinho Cultural e Coordenadora de produção do Casarão Floresta - espaço de arte, cultura e entretenimento.

Doutorando e Mestre em Comunicação pela UERJ, Renato tem o título de Especialista em Design Instrucional pelo SENAC, além de ser Bacharel em Radialismo, formado pela UFRJ. Crítico de cinema formado pelo Festival Internacional de Cinema de Berlim e pesquisador com experiência em temas como plataformas digitais, algoritmos, inteligência artificial, satélites e espaço sideral.

Presidente atual da UMB - União Motoboy e Bike do Rio de Janeiro, Roberto é participante do projeto da Fiocruz: "Saúde e direitos dos trabalhadores em tempos de plataformas digitais: um olhar sobre a atividade”. Motoboy desde 1995, ele considera ter uma boa interlocução com a juventude devido à sua profissão.

Rômulo é Professor de Fotografia do Curso de Jornalismo no Departamento de Comunicação Social da UFF. Possui doutorado em Memória Social pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho e é graduado em Jornalismo pela Faculdade da Cidade. Atua como Coordenador de Imagem do LACCOPS.

Publicitário, pesquisador e docente do Departamento de Expressão e Linguagens da ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da FIOCRUZ. Doutor em Estudos de Linguagem pela UFF, Sandro é líder do Grupo de Pesquisa em Publicidade, Saúde e Sociedade (PESSOA-UFRJ/CNPq), colíder do Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo (REC-UFF/CNPq) e coordenador do Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade (COMPASSO-ECO/UFRJ).

Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Sara é Doutora em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Investiga a reconfiguração da publicidade, compreendendo a sua função na sociedade para além do consumo e visando contribuir para um melhor exercício de cidadania. Fundadora da empresa B + Comunicação e o Be true – um programa de atuação em responsabilidade social.

Professora do departamento de Teoria de Comunicação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UURJ. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC), Doutora e Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Bolsista pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na mesma instituição e pesquisa entretenimento, ciência e política em plataformas digitais.

Solane é Presidente do Policondrite Amigos - Rede Luso-Brasileira pela Policondrite Recidivante. Ela também é membro da Coordenação da FRANIT- Frente Rara de Niterói, do Comitê Estadual de Doenças Raras do Estado do RJ, da Vice-diretoria de Doenças Raras da OAB-RJ, da Aliança Rara do Rio de Janeiro e da Câmara Técnica de Doenças Raras da Secretaria Estadual de Saúde/RJ

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em Gestão de Mídias Digitais. Jornalista, é Professora substituta do Departamento de Jornalismo (FCS - Webjornalismo) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Solange atua como editora e repórter na página online do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, integra o grupo de pesquisa do LACCOPS.

Tatiane é Doutora em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em Mídia e Cotidiano da UFF no PPGMC, Coordenadora de Jornalismo do Laccops e do Laboratório de Comunicação, Arte e Cidade da UERJ. Jornalista e especialista em Artes Visuais e Vencedora de Melhor filme na Oficina Lanterna Mágica- Arquivo Nacional, categoria Júri Oficial com o filme “Grãos de Memória”, no ano de 2016.

Thaieny é Professora de teatro, expressão corporal e musicalização. Em 2018, lançou-se como MC de batalha e Rapper através da Roda Cultural Batalha Da Foice. Membro criadora da ETAM - Escola de Artes Thaieny Monteiro, atualmente com mais de 100 alunos formados em diversos estados do país. Eleita como Presidente do Fórum Cultural De Itaboraí em 2022 e como Representante da Região Metropolitana III - RJ em 2024, na composição da diretoria do Fórum CMPC (Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais).

Natural de Itaboraí, Verônica é uma artista plástica e servidora municipal que, há 36 anos, dedica sua vida à arte, cultura e história de sua cidade natal. Durante 25 anos, ela foi Professora de artes e atuou em salas de aula. Desde 2017, Verônica atua como diretora da Escola de Artes e Ofícios Washington José Luiz Costa - primeira e única escola de artes pública do Estado do Rio de Janeiro.